FBI prende executivo da Volkswagen por acusação de fraude nos EUA

Diretor do departamento de Compliance da Volkswagen foi preso pelo FBI.

Trata-se de hipótese em que a conduta do agente aderiu à prática ilícita.

IBC é Compliance!

Oliver Schmidt foi preso no último sábado, diz o New York Times.

Executivo comandou o departamento de ‘compliance’ na filial americana.

O FBI prendeu um executivo da Volkswagen por acusação de conspiração para fraudar os Estados Unidos no “dieselgate”, segundo reportagem publicada nesta segunda (9) pelo jornal New York Times.

Oliver Schmidt, que comandou o departamento de “compliance” regulatório da empresa nos EUA entre 2014 e março de 2015, foi preso no último sábado (7) por investigadores federais norte-americanos no aeroporto de Ford Lauderdale, na Flórida, de acordo com o jornal, que citou pessoas com conhecimento da questão.

Schmidt ia embarcar em um voo para a Alemanha, onde atual atualmente.

A VW admitiu, em setembro de 2015, ter instalado um programa de computador secreto em 475 mil carros com motores 2.0 a diesel nos EUA para fraudar testes de emissão de poluentes e fazer os modelos parecerem mais limpos.

Na verdade, os veículos emitiam poluentes em um nível até 40 vezes acima do permitido pela lei. No mundo inteiro, a fraude atingiu 11 milhões de veículos. No Brasil, apenas a picape Amarok foi afetada.

Schmidt é acusado de saber da fraude e não alertar as autoridades. De acordo com os promotores que acusaram o executivo, ele teria participado de uma apresentação sobre o software, onde foi dito que ele seguiria em segredo.

A montadora se recusou a comentar a reportagem sobre a prisão.

“A Volkswagen continua a cooperar com o Departamento de Justiça enquanto trabalhamos para resolver as questões pendentes nos Estados Unidos. Não seria apropriado comentar sobre qualquer investigação em andamento ou discutir questões pessoais”, afirmou a empresa.

Questionado nesta segunda, após apresentação da marca no Salão de Detroit, o atual presidente da Volkswagen na América do Norte, Hinrich Woebcken, disse que a montadora estava “surpresa” pela acusação criminal contra o executivo.

Representantes do FBI não estavam disponíveis de imediato para comentar. Schmidt deve ser levado a um tribunal de Detroit nesta segunda-feira, de acordo com o NYT.

Fonte: G1



Deixe um comentário